Quiz: Quiz Ambiental


View this quiz on Quibblo
More quizzes on Quibblo
Quibblo

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Alergias

Uma Alergia é uma resposta inadequada e exagerada do mecanismo de defesa do nosso organismo, o sistema imunológico, a substâncias que geralmente são inofensivas, mas que podem desencadear respostas alérgicas em pessoas mais susceptíveis. Estas substâncias são denominadas alergénios.
Os alergénios mais frequentes são os que existem no ar e que podem ser inalados (pólen das árvores ou gramíneas, ácaros do pó, pêlo e dejectos dos animais domésticos, esporos de bolores) ou os que podem ser ingeridos nos alimentos (leite de vaca, ovo, peixe, marisco, amendoim) ou em certos medicamentos (antibióticos). O veneno da picada de insectos (abelha, vespa e mosquito) também pode provocar reacções alérgicas.

Catalogam – se três tipos de alergias: respiratórias, alimentares e dermatológicas, segundo o sistema do organismo que afectam. As alergias respiratórias são as mais usuais e incluem a Asma. No entanto, não se pode fazer uma divisão clara já que, por exemplo, um mesmo alimento pode estar na origem de um eczema ou dermatite atópica num bebé, e também provocar asma numa criança de 6 a 12 anos. Deste modo, as causas e os efeitos dos diferentes tipos de alergias encontram – se interrelacionadas.

As alergias podem manifestar – se ao nível da pele: eczema ou dermatite atópica (pele muito seca, vermelha e a descascar, comichão, pequenas borbulhas em certas regiões), edema (inchaço por acumulação de água), a nível digestivo (vómitos, diarreia, dor abdominal, entre outros) e ao nível do sistema respiratório (espirros, corrimento nasal, tosse e dificuldade respiratória).

No continente europeu, as doenças alérgicas são a doença crónica mais frequente nas crianças e a sua prevalência continua a aumentar. Em certos países, uma em cada quatro crianças sofre de alergias. Estima – se que cerca de 5% a 20% da população, com maior percentagem nas crianças e nos adolescentes, tenham asma. A dermatite atópica afecta 10% a 20% das pessoas durante a infância.

Ainda não se tem a certeza porque é que apenas algumas pessoas se tornam alérgicas, mas considera – se que existe uma predisposição genética para sofrer de alergias (8 em cada 10 crianças podem ser alérgicas, se ambos os pais também o forem). Considera – se também que o contacto precoce com os alergénios e com certos factores ambientais como, por exemplo, a exposição ao fumo do tabaco e à poluição atmosférica desempenham um papel importante.

O diagnóstico das doenças alérgicas inicia – se com a recolha minuciosa da história com a descrição dos sintomas e com a tentativa de estabelecer uma relação entre a exposição a determinadas substâncias e o aparecimento desses sintomas. É também importante a observação da parte do corpo à qual se referem as queixas. Seguidamente, podem ser realizados testes para as alergias (existem essencialmente dois tipos de teste: o PRICK teste e o RAST). No entanto, nem todas as crianças com sintomas precisam de fazer testes para as alergias, apenas aquelas que apresentem sintomas persistentes ou recorrentes que perturbem a sua vida diária (que as incomodem no sono, na escola…) e aquelas que necessitem de tratamento devem fazer testes para as alergias.

Para controlar as alergias deve – se começar por evitar a exposição aos alergénios que foram identificados nos testes. Quando tal é impossível, devem ser tomadas medidas para reduzir ao máximo o contacto com esses alergénios.
Se necessário, devem ser utilizados medicamentos que controlem os sintomas, embora não curem a doença como, por exemplo, os anti – histamínicos, os corticosteróides, emolientes, descongestionantes nasais, broncodilatadores…
É importante, desde já, realçar que o tratamento das doenças alérgicas deve ser individualizado para cada doente e orientado por um médico experiente.

As alergias estão relacionadas com a asma?

De facto, quase todos os casos de asma têm origem alérgica e podem ser provocados pelos mesmos alérgenos relacionados com a renite alérgica, como os ácaros do pó ou o pólen. Usualmente, têm início na infância, a partir dos 6 anos de idade.
Foi já provado em diversos estudos que as alergias alimentares são também factores desencadeantes da asma.


Curiosidade…

Para relaxar os espasmos, facilitar a expulsão de mucosidades e suavizar o aparelho respiratório é recomendado o uso de plantas como a drosera e a lobélia, que se combinam em xaropes com sumo de maça e limão. Como tratamento geral, dá – se uma combinação de fumaria, sol – de – oiro e pinheiro marítimo.
O aloé vera é recomendado para as manifestações alérgicas em geral, tanto as que afectam o aparelho respiratório como a pele.

Sem comentários: