Quiz: Quiz Ambiental


View this quiz on Quibblo
More quizzes on Quibblo
Quibblo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O que é a atmosfera e qual a sua composição?

A atmosfera é uma camada gasosa que rodeia o Globo terrestre, onde vivemos como que “ submersos no fundo de um oceano de ar”.
O ar, que constitui a atmosfera, é uma mistura de gases, cada um dos quais com as suas características físicas, nos quais estão em suspensão quantidades variáveis de pequenas partículas sólidas e líquidas.
A composição da atmosfera terrestre não é constante, variando de local para local. O ar, limpo e seco, é composto quase exclusivamente por dois gases: azoto ou nitrogénio, com 78%, e oxigénio, com 21%. Estes dois gases são os de maior importância para a vida na Terra. O restante 1% de ar seco é constituído fundamentalmente por um gás inerte, o árgon (0,93%), e uma pequeníssima quantidade de outros gases. O dióxido de carbono, presente em muito pequena percentagem (0,035%), é indubitavelmente um importante constituinte do ar, pela sua capacidade de absorver a energia calorífica irradiada pela Terra.
O ar inclui muitos gases e partículas cujo significado muda com o tempo de local para local. Exemplos muito significativos são o vapor de água, as partículas poluentes e o ozono. Todos presentes em pequena percentagem, têm efeitos significativos no estado da atmosfera e no clima.

Sem comentários: