Quiz: Quiz Ambiental


View this quiz on Quibblo
More quizzes on Quibblo
Quibblo

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Asma - O que é?

A asma é uma doença da árvore brônquica, que provoca dificuldade de respiração e que atinge cerca de 100 000 000 de pessoas em todo o mundo: 5% dos adultos e 10% das crianças. Os ataques asmáticos, na sua maioria, são ligeiros; no entanto, sendo a asma uma doença crónica, poderá ter consequências graves se não for devidamente tratada.
A asma tem fundamentalmente duas causas principais. A asma intrínseca pode ser provocada por uma infecção: rinite, sinusite, bronquite ou pneumonia. O segundo tipo de asma, e o mais vulgar, resulta de uma reacção alérgica cuja origem é normalmente familiar. Quem sofre de asma alérgica pode mostrar uma sensibilização em relação aos pólenes, ao pó da casa, ao pêlo dos animais, aos mofos, aos insecticidas, às lãs, a determinados medicamentos ou alimentos. Quando o doente de asma alérgica inala essas substâncias ou quando elas entram em contacto com o seu organismo, desencadeia – se uma reacção alérgica.

Como se caracteriza um ataque de asma?
Num ataque típico, o doente sente uma constrição no peito; espirra, tosse e tem dificuldade em respirar. O rosto pode ficar cianosado (pálido – azulado), seguindo – se uma sensação de sufocação. O ataque pode demorar uma hora, por vezes menos, outras vezes muito mais. No final, um muco espesso é eliminado sob a forma de expectoração, produzindo – se uma sensação de alívio.

Sem comentários: