Quiz: Quiz Ambiental


View this quiz on Quibblo
More quizzes on Quibblo
Quibblo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Asma e desporto: incompatíveis?

Nesta semana iniciaremos a publicaçãp de informações acerca da asma com a publicação de uma curiosidade bastante útil para as crianças/jovens asmáticos bem como aos seus pais.

Muitas crianças evitam participar nas actividades desportivas na escola porque são asmáticas e porque julgam que não podem praticar desporto. No entanto, esta ideia não corresponde à realidade, porque a asma induzida pelo exercício (ataque de asma: pieira, tosse ou sensação do peito "apertado") pode ser prevenida e tratada.
Com a doença bem controlada, cumprindo um plano adequado de controlo da asma feito pelo médico, uma criança asmática pode praticar as actividades desportivas de que gosta e deve ser mesmo encorajada a fazê-lo.
A escolha da modalidade desportiva deve ser feita em função dos gostos da criança, no entanto é importante salientar os efeitos benéficos da natação para asmáticos já que tem muitos factores positivos, como a atmosfera húmida e quente da piscina e o treino dos músculos respiratórios. Em contrapartida, os desportos de longa distância, sem paragens, como a corrida, o ciclismo e os desportos de Inverno – que forçam os pulmões a um trabalho pesado e contínuo, muitas vezes com ar frio – serão os que mais poderão desencadear uma crise de asma. A equitação poderá também não ser o desporto mais indicado, já que existe um risco significativo de sensibilidade ao cavalo ou a outros alergénios presentes na palha. Nestes casos, é preferível orientar a criança para outro desporto.
A actividade desportiva é, regra geral, aconselhada a uma criança asmática, excepto no decurso de uma crise, durante picos de poluição ou por indicação médica.
Concluindo, a criança com asma não deve deixar de praticar desporto por causa da sua doença. Se sentir dificuldade em respirar durante o exercício, deve falar com o seu médico para que este possa aconselhar exercícios e tratamentos preventivos. Com treino adequado, com controlo da doença, cumprindo o plano estabelecido pelo médico, a asma raramente é um obstáculo à prática de qualquer desporto. Aliás, é importante não esquecer que quanto menos desporto o asmático praticar, maior e mais precoce será o cansaço durante o exercício físico.


Photobucket

Sem comentários: