Quiz: Quiz Ambiental


View this quiz on Quibblo
More quizzes on Quibblo
Quibblo

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Poluição sonora

A revolução industrial e tecnológica fez avançar a nossa sociedade para níveis mais elevados de desenvolvimento. Ao mesmo tempo que isto aconteceu, no entanto, este progresso fez do nosso mundo um local mais ruidoso para viver. De facto, a poluição sonora é um crescente perigo para a saúde e está em todo o lado. Alarmes e buzinas de carros, o próprio trânsito enche as nossas cidades com decibéis (unidade de medida da intensidade do som). Até escapar para o campo pode não fornecer um bom refúgio. Para além disso, os agricultores estão em alto risco devido aos elevados níveis de ruído provenientes da maquinaria.
O ruído potencialmente perigoso não é necessariamente incómodo. Por exemplo, a música de um concerto ou um martelo pneumático na rua podem ser igualmente prejudiciais para o ouvido interno. A razão para isto acontecer é que quaisquer sons (energias acústicas) transmitidos com igual intensidade, não importando a sua fonte, são de igual modo perigosos.
Eventualmente, continuadas ou repetidas exposições a sons de elevada intensidade, podem provocar um trauma acústico para o ouvido, causando danos irreversíveis ao nível da audição. Este trauma pode resultar em perdas de audição, tinido nos ouvidos, perdas de equilíbrios ocasionais, e aumentos no ritmo cardíaco e pressão sanguínea.


Photobucket

Sem comentários: